Tipos de Limão e pra quê servem

Dia 29 de agosto é o dia do suco de limão!



Já dizia o ditado: "Se a vida te der um limão, faça com ele uma limonada!" E como é deliciosa uma limonada geladinha! Ainda mais se for uma limonada suíça (que é feita com a casca).

O limão é uma fonte riquíssima de vitamina C e traz inúmeros benefícios para a saúde. Todo mundo deveria ter um pé de limão no quintal de casa. E pra quem mora em Apartamento, tente ao menos plantar em um vaso grande na sacada (não sei se dá certo, mas vale tentar!)


  • Por ser rico em vitamina C, o limão combate os radicais livres. É um dos mais poderosos antioxidantes;
  • Ajuda o sistema imunológico;
  • Ajuda na prevenção de câncer;
  • Ajuda na prevenção de doenças cardíacas;
  • Controla o mau colesterol;
  • Ajuda a perder peso e auxilia na digestão.
Há quem diga que beber água com limão em jejum faz muito bem à saúde!

Veja outros benefícios do limão neste site.

E agora, vejamos os tipos mais comuns de limão:


Limão Tahiti (Taiti)

O limão Taiti (nome científico: citrus latifóia tanaka) é a espécie de lima ácida, um dos limões mais comuns de se encontrar nos Mercados brasileiros.

Geralmente é vendido muito verde, assim é um pouco duro para espremer, mas a polpa apresenta uma grande quantidade de suco.

Tem sabor forte, poucas sementes. Ultimamente os que tenho comprando não vêm com semente nenhuma; acho que são de árvores de enxerto.

Esse tipo de limão tem uma quantidade maior de ácido ascórbico (Vitamina C) e por isso é a mais indicada para combater a gripe.

Ele é muito usado para preparar bebidas e sobremesas, como bolos, tortas e sorvetes.

Quando for comprar, escolha as que forem mais pesadas, pois tem mais caldo, e que não estejam muito duras (e verde escuro) ou muito moles. A casca deve estar lisa e brilhante.

Limão Galego ou Galeguinho


O limão galego (citrus aurantifolia) também é uma espécie de lima ácida. Ele é bem menor que o Tahiti. Quando está maduro, sua casca fica toda amarelinha. É bastante suculento. Tem muitas sementes pequenas.

Geralmente, por ser suculento, é usado para fazer Caipirinhas, mas também pode ser usado para temperos e sobremesas.


Limão Siciliano (ou limão verdadeiro)


O limão siciliano (Citrus limon) é o mais conhecido nos Estados Unidos e na Europa, por isso, às vezes é chamado de Limão Europa, Eureka ou Lisboa.

Ele é grande, tem a casca amarelada e grossa, e a característica peculiar de ter um biquinho na ponta.

Ele tem um sabor mais suave que os outros, pois sua polpa não é muito ácida,  mas também não é suculento. Ele é mais indicado para preparar molhos e saborizar os pratos. Uma outra utilidade dele é na indústria de cosméticos, onde é utilizado para a base de perfumes.

Limão Cravo
(Limão China, Limão Rosa, Limão Caipira, Laranjinha azeda)


O (Citrus limonia osbeck) tem vários nomes no Brasil. O interessante é que em alguns lugares o chamam de limão-rosa. Penso que quem deu este nome para ele devia ser daltônico, pois ele é da cor bem alaranjada e não tem nada da cor rosa... rsrsrsss. E justamente, por causa da cor, ele é confundido com uma laranja pequena. Mas se a pessoa for chupar a fruta terá uma desagradável surpresa, pois ele é bem ácido.

Essa é a espécie mais suculenta de limão. Seria uma mistura de limão com tangerina. Esse limão é ótimo para temperos, inclusive marinar carnes, mas também para o preparo de limonada. As frutas mais maduras tem mais caldo e são mais nutritivas. Com a casca é feito um doce delicioso.